MATÉRIAS

quarta-feira, 24 de julho de 2013


PROTOCOLO DIANTE DO PAPA

Respondendo as perguntas de vocês Malu Ravagnani e Marcos Cohen

Realmente o Presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa não cumprimentou a Presidente Dilma. 

O que poderia ser muito natural, caso ela não demonstrasse tamanha insatisfação através de movimentos faciais, o que ficou notório para o público em geral.

Quando o Senhor Joaquim Barbosa subiu ao palco para cumprimentar o Papa, ele foi bastante aplaudido pelo público que lá se encontrava.

Não considero o gesto dele “deselegante”, ao contrário, tudo que ele fez estava dentro do Protocolo, da Etiqueta e da Postura, porque todos já haviam cumprimentado a Presidente momentos antes. 

Quando eu falo sobre a importância e a preocupação que temos que ter com os gestos, os movimentos faciais, o trincar dos lábios, os olhares e os movimentos das mãos, é verdadeiro e deve ser estudado com cautela. 

Tudo isso se mostrou claramente no evento do Papa com a Presidente Dilma, principalmente na presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal. 

Caso não tenham reparado, ela errou o nome da esposa do Prefeito Eduardo Paes.

Vocês notaram isso? Imagino que não. 

Eu notei e logo liguei para confirmar com quem estava presente no evento. Eu apenas reparei isso porque ela mostrou claramente o erro ao levar as mãos ao rosto. 

Quanto aos aplausos ao término do Hino Nacional foi PERFEITO. 

Os Hinos foram executados pela Banda do Corpo de Bombeiros, que estava localizada ao lado esquerdo do jardim de inverno. 

O Hino Nacional será sempre aplaudido quando for executado por uma Banda ou interpretado por um cantor ou cantora, quem é aplaudido é o artista e não o Hino Nacional.

Quando essa apresentação for através de cd, o Hino não será aplaudido. 

Não se beija o Papa.

Para que fique mais claro e para que todos não cometam gafes, não se deve beijar ninguém a não ser que a autoridade tome a iniciativa de beijá-la (o), o que fez o Papa diante da Presidente Dilma - ele esticou a mão e a beijou no rosto – resumindo: O Papa deu o comando do cumprimento e ela, elegantemente, correspondeu. 

O véu é usado apenas em atos religiosos e dentro das instalações do Vaticano.

Em evento público, como o de ontem no Palácio Guanabara, não é necessário essa cobertura para as Senhoras. 

É verdade Marcos Cohen que uma Senhora subiu ao palco com uma enorme bolsa pendurada no ombro. 

Eu comentei isso no exato momento. E ela foi a primeira a subir para os cumprimentos. Poderia ter deixado a bolsa sobre a cadeira, mas... O que fazer né? 

O anel do Papa deveria ser beijado SIM.

Quando falo beijar o anel é apenas curvar o corpo próximo ao anel – esse movimento é obrigatório diante do Papa.

É um sinal de respeito e de conhecimento. 

Apenas uma Senhora que estava na fila de cumprimentos no aeroporto fez o gesto correto, curvou-se diante do anel e inclinou levemente a perna.

Parabéns!!!! Estou tentando descobrir o nome dessa Senhora. 

Registro aqui o meu reconhecimento ao Mestre de Cerimônias do Palácio Guanabara Gustavo Vargas que, com a sua bela voz, exerceu com louvor a posição de anfitrião da voz, mostrando a todos a forma correta para a execução dos Hinos: 

“Pedimos a todos que se coloquem em posição de respeito para a execução dos Hinos do Vaticano e do Brasil”. 

Bravo !!! 

Com carinho 

Fatima Ziegler 

21 - 22342943 / 87263276 



Nenhum comentário:

Postar um comentário