MATÉRIAS

terça-feira, 29 de junho de 2021

Educação Corporativa

Será que você se enxerga em um desses cenários?

1. Interrupções

Pesquisas de antes da pandemia mostravam que somos interrompidos até 27 vezes em um dia inteiro (imagine hoje, em casa). E, a cada interrupção, demoramos cerca de 15 minutos para voltar ao estado de flow ou concertação total e contínua. Agora pense em alguém interrompendo você sistematicamente (e propositalmente), seja para pedir algo ou “bater um papo” fora de hora.

2. Altruísmo em excesso

Ninguém é “muito, muito legal”, todo o tempo. Pessoas absolutamente amigáveis 24 horas por dia acabam passando a sensação de ter uma segunda intenção. “Altruísmo em excesso” no trabalho ou ser um profissional que jamais contesta, que diz “sim para tudo” e de comportamento “irritantemente bonzinho” desperta a desconfiança e até a raiva dos colegas. É normal – e desejável –dizer “não” de tempos em tempos.

3. Perguntar demais

Curiosidade é importante, chatice, não, obrigado. Ninguém te achará mais curioso e interessado, se você passar o dia questionando isso ou aquilo no ambiente de trabalho. As pessoas gostam de responder e de ensinar até, só que existe um limiar entre o interrogatório policial e a colaboração. A medida de equilíbrio é o bom senso. Como anda o seu?

4. Intimidade instantânea

O que pode soar mais falso do que uma falsa intimidade? Para se fazer aceitar, muitos profissionais recorrem a essa técnica manjada e zero efetiva. Os assuntos são compartilhados desde o primeiro instante: relacionamento, filhos, sexo, problemas na família – sem que ninguém, absolutamente ninguém, tenha perguntado. Nenhuma pessoa faz questão de saber desde o primeiro dia em quem você votou nem qual a sua religião. Respeito com o tempo do outro é sagrado.

5. Se gabar

Essa é intolerável. Sim, há quem ainda acredite que é melhor do que os demais. Quem entenda que merece, sozinho, os louros pelos projetos e resultados. Pessoas egocêntricas, especialmente aquelas que interrompem as demais para falar de si ou usam seus próprios exemplos, são as campeãs em “insuportabilidade”.
Muito importante tudo isso. E o que tem de pessoas mentirosas na área de eventos. Hummm!!!
Nem imaginam...

Comportamento Corporativo - Empresarial
fatimaziegler@outlook.com
21-987263276



Nenhum comentário:

Postar um comentário