MATÉRIAS

quarta-feira, 29 de maio de 2013


A ETIQUETA E A POSTURA

As tendências do mercado de trabalho estão exigindo habilidade e uma adequada postura profissional e pessoal.

Não cabe mais ter apenas o conhecimento de tarefas de auxiliares, pois não é isso que o empregador está desejando para suprir todas as expectativas de uma grande empresa.

O colaborador deve participar de uma forma mais efetiva com uma postura elevada, afinal, o cartão de visitas de uma grande empresa está nas salas que antecedem ao grande líder. 

O propósito do meu trabalho é levar o conhecimento da Elegância e da verdadeira Postura, o que ajudará a ampliar o perfil profissional de seus participantes.

Fatima Ziegler

Professora de Boas Maneiras

21 - 2234.2943 / 87263276




São Paulo - Etiqueta e Postura


Rio de Janeiro - Boas Maneiras




Rio de Janeiro - Cerimonial Social


Brasília - Treinamento Empresarial




Linda Aline do BBB 13 Etiqueta e Postura




Porto Alegre - Cerimonial Social

quinta-feira, 23 de maio de 2013



AMOLAR O MACHADO

Recebi uma ótima mensagem do Noivo Adriano Nunes Pereira sobre a importância de amolar o machado:

Como o velho lenhador que “sabia” ser necessário amolar seu machado periodicamente, para desempenhar sua tarefa com sucesso, o profissional eficaz entende que é necessário um conjunto de outras habilidades para fazer com que seu conhecimento técnico possa ser útil a organização.

Ele precisará também “amolar o machado” todos os dias.

No caso do profissional eficaz, “amolar o machado” significa trabalhar motivado e bem humorado.

Comunicar-se de maneira adequada, e desenvolver um relacionamento interpessoal com todos: gerentes, colegas de trabalho, fornecedores e clientes, de forma a conseguir boa vontade e cooperação para que o trabalho seja realizado.

Usar a criatividade para inovar, buscando continuamente novas e melhores soluções para os problemas que surgem no dia a dia.




quarta-feira, 22 de maio de 2013


PAJEN, A DAMINHA E O DOCE...

Ele aguardou uma hora para começar a cerimônia, mais 30 minutos de cerimônia e sempre mantendo a linha, mas de repente não deu mais para segurar a tentação de comer o marshmallow da daminha...

Eu presenciei essa cena e a vontade de uma boa dentada nesse tentador doce colorido foi incrível e aprovada por todos... risos 




Coisas lindas de Fatima Ziegler:

Recebi um telefonema essa semana de uma Noiva informando que irá casar e desejando que eu fizesse o Cerimonial do Casamento dela. 

O melhor da nossa conversa foi quando ela comentou: "Fui daminha de um casamento que você fez".

Oi?? Que máximo.

Outro dia estive em um Consultório, após o atendimento a médica me falou: "você fez a minha Festa de 15 anos."

Oi??? Tenho certeza absoluta que o tempo passou muito rápido...risos

Nem percebi...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A VERGONHA NA HORA DE PASSAR A GRAVATA

Li ontem na Revista O Globo sobre as dez novidades de um Casamento.

Fiquei assustada, perplexa e pasmada quando vi algo que eles chamam NOVIDADES, quando na realidade o título do item 3 dessa matéria deveria ser "JAMAIS FAÇA ISSO".

Nunca foi elegante passar a gravata em um Casamento, mas tudo está acentuando para graves erros e, não satisfeitos, hoje já temos o porquinho cofre, o sapato da noiva, uma garrafa e alguns adesivos imensamente indelicados e constrangedores como nas fotos abaixo.

No item 3 dessa matéria que saiu na Revista informa que o mercado de casamento evoluiu e que já estão levando a máquina para usar o cartão de crédito no momento da gravata.

Eu não estou acreditando nisso. 

Eu acharia interessante gravar o que os convidados comentam a respeito desse momento e fazer uma matéria sobre a realidade e a opinião de todos aqueles que gastaram dinheiro com trajes, maquiagem, cabelos, transportes e ainda devem contribuir para os cofrinhos ou correr o risco de um constrangimento no momento que tudo isso está sendo filmado.


sexta-feira, 17 de maio de 2013


BASTIDORES DA CERIMÔNIA RELIGIOSA

Eu sempre desejei ter um book de fotos para que eu pudesse usar em meus cursos.

Mostrar como são os bastidores de uma Cerimônia Religiosa, a chegada da Noiva, a preparação do cortejo e o posicionamento da Noiva na porta da Igreja. 

Finalmente eu consegui esse material com Danielle Medeiros.

Está lindo o trabalho e cada movimento do Cerimonial foi registrado sem edições, mostrando a realidade do nosso trabalho. 

O passo a passo da Cerimônia. 

Eu não precisava exatamente dos momentos da recepção, porque esse material maravilhoso eu já tenho do Robson Freire Fotógrafo, do Cavaliere Point e agora receberei também do Fabio Bahiense (estou ansiosa).

Sempre comento nos Cursos sobre o que acontece, como acontece e como deveria acontecer, mas eu não tinha esse material para mostrar esses acontecimentos (risos). 

Tudo acontece no meu texto.

Até o controle através do celular desde a saída da Noiva do Hotel até quando ela começa a se aproximar da Igreja, entre outros momentos especiais e repletos de pura adrenalina.



Controlando a chegada da Noiva



equipe feliz é tudo de bom, o trabalho flui em harmonia...



O momento de conversar com eles...



Arrumando terço, anágua, cauda e mantilha...



Verificando se está tudo correto para dar início ao cortejo...




Sejam felizes !!

Fatima Ziegler

Cerimonial

21 - 2234.2943 / 87263276

domingo, 12 de maio de 2013


A Diretora da Câmara Nacional de Cerimonial Social e Professora de Etiqueta e Postura Fatima Ziegler, esteve na Convenção dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil Ano III - em Brasília


A ELEGÂNCIA E O CHARME CHAMAM A ATENÇÃO DE TODOS

A elegância que faz bem aos olhos.

Máxima, nascida em Buenos Aires e a primeira argentina a ser rainha em um país europeu, usou um vestido longo azul, bordado, sob um casaco longo também azul. 

A Holanda tem um homem no comando da Monarquia Willem Alexander ao lado de sua linda esposa Máxima rainha consorte.




quarta-feira, 8 de maio de 2013

CONVENÇÃO DOS CERIMONIALISTAS E MESTRES DE CERIMÔNIAS DO BRASIL



No dia 01 de Maio de 2013, realizou-se em Brasília a Convenção dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil Ano III e que mais uma vez foi um verdadeiro sucesso, sempre muito bem elaborada, bem programada e bem projetada pelo Professor Marcelo Pinheiro, no belíssimo auditório do Teatro Brasil 21 Cultural.

Fomos surpreendidos com uma emocionante abertura saudando todas as delegações com as respectivas músicas de cada Estado, sendo o Pará, Fortaleza, Porto Alegre e Tocantins representados por um número expressivo de pessoas. 

Um show a parte.






A abertura foi de Marcelo Pinheiro seguida pelo Ministro Chefe do Cerimonial da Presidência da República Renato Mosca.


Tive o privilégio de tirar a minha primeira foto ao lado do meu Mestre.


O Mestre de Cerimônias Oficial da Convenção é Carlos Brant sempre nos proporcionando um belo tom com sua firme e primorosa voz.


As queridas Cerimonialistas de São Paulo, abraçaram o projeto e amaram a Convenção.


Histórias incríveis contadas pelo Mestre de Cerimônias da Presidência da República desde o Governo Figueiredo Lademir Filippin.


Foi um sucesso, as palestras foram fantásticas e muito bem escolhidas e apresentadas com talento. 

Parabéns a todos pela harmonia do evento.


terça-feira, 7 de maio de 2013

A VITÓRIA DE UM PROFISSIONAL

A importância de:

SER 

SABER 

QUERER 

VENCER 

VIVER 

e ao lado de tudo isso, conseguir manter a sua serenidade e simplicidade sem se anular. 

Talvez muitos acham que não é fácil ou quem sabe até acham impossível. 

Penso bem diferente, acho que é fácil SIM, basta seguir a mesma linha de trabalho, tomando o cuidado com a sua imagem, tendo respeito com os demais profissionais e amigos e usar as palavras corretas sem magoar. 

Não existe sucesso sem uma equipe, seja ela profissional ou familiar, os parceiros lá estarão ao seu lado.

Não viva no topo, suba diariamente até ele. 

Bom dia amigos, já estava com saudades...



terça-feira, 30 de abril de 2013



CRÔNICA SOBRE PROFISSIONAIS DE EVENTOS


Fiquei muito feliz com essa crônica e recomendo que vocês leiam, é interessante demais.


Profissão: Festeiro



Hoje pensando em qual assunto abordaria para o Blog Zel Humor, fui pesquisar! 


Ao invés de entrar no Google para iniciar minha pesquisa, fui direto ao Facebook é claro!


Dei umas olhadas nos posts de amigos e me chamou a atenção o da minha amiga Fatima Ziegler, uma super cerimonialista, requisitadíssima e com um currículo invejável de trabalhos incríveis.


Fatima se mostrou assustada com a FÁBRICA DE CERIMONIALISTAS que se produziu num exército de pessoas que se dizem profissionais no ramo, cobram abaixo do valor de mercado e na hora de arregaçarem as mangas e desempenharem um bom trabalho, travam, engessam, trabalham mal e isso com muita sorte quando não somem com os 50% de sinal deixando os sonhos dos noivos dentro de um kinder ovo ou seja, toda a recepção será uma surpresa e infelizmente a classe de cerimonialistas levará respingos que não é de champagne.


Esse fato no mercado de festas e eventos tem se tornado rotineiro, pessoas dormem dentistas (somente um exemplo não menosprezando a profissão) e acordam, decoradoras, cerimonialistas, banqueteiras, fotógrafas e às vezes nesse kit casamento do terror ainda coroam as atividades com uma CASA DE FESTAS, que muitas vezes era uma moradia que com jeitinho foi transformada e improvisada como tal, sem infraestrutura alguma para necessidades mínimas como rampas e acessos para deficientes e ar condicionado.



E os decoradores? Aspirantes equivocados sem o mínimo de bom gosto, cultura, postura, conhecimento e muitos ainda se metem a ter buffet.


Com a moda do quadradinho de 8, sou do tempo de cada um no seu quadrado. 


Desconfie do profissional que oferece tudo, pois oferecer CONTATOS de outros profissionais para o cliente fazer orçamentos para sua festa é uma coisa, agora oferecer a REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS de toda a festa...isso pode ficar caro.


Conheço profissionais (PROFISSIONAIS????) que estão se enrolando com isso de pegar várias coisas pra fazer ao mesmo tempo numa área que desconhecem e acabam não dando conta, quando não pegam 3,4,5 festas num dia e só conseguem finalizar a duras penas...2 festas.


Aí me pergunto: essa noiva fechou com esse mau profissional mas foi por indicação de alguém ou pelo preço muito abaixo do mercado nessas RODADAS de redes sociais? 


A noiva teve orientação de um CERIMONIALISTA?

Foi feito um contrato?


Minha revolta, da Fatima e de vários profissionais que se manifestaram no post do Facebook é que nós estudamos, sempre nos reciclamos, somos profissionais a vários anos no mercado, registrados, com empresas abertas, pagando os encargos e funcionários e aparece uma pessoa que se acha jeitosa, cobra BARATINHO, e no final dá uma dor de cabeça aos noivos de whisky falsificado e ainda somos chamados pra consertar o DESserviço.


Como amamos o que fazemos, muitas vezes se estivermos disponíveis vamos, ou damos uma consultoria Express por telefone. 


Mas consertar serviço errado, garanto que para os noivos é pior, fica 2 vezes mais caro, pois pagou o profissional genérico e depois teve que recorreu ao profissional.


Fatima Ziegler só tenho uma coisa pra te dizer: estamos no mesmo Titanic, abra seus braços na proa do navio, sinta a brisa do mar, ouça a música da Celine Dion, me chama de Jack pois te chamarei de Rose e te garanto que nós vamos nos salvar desse desastroso naufrágio, afinal trabalhamos muito pra termos nosso lugarzinho no navio...quer dizer AO SOL !!!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A NOIVA DENTRO DO RITUAL

Quando ministrei o Curso de Assessoria e Cerimonial Social, um item que muito questionaram foi sobre a diferença de Consultoria, Assessoria, Produção do Eventos e Cerimonial do dia. 

Eu explico item por item, menciono valores e as diferenças de cada trabalho oferecido.

A surpresa é sempre a mesma quando os profissionais se dão conta que estão fazendo tudo sem se dar conta da diferença entre eles, sem ter compreendido anteriormente que existem as separações na qualidade dos serviços oferecidos. 

Nesse casamento eu comecei com 14 meses de antecedência, fiz contato com eles e foi AMOR a primeira vista e o meu trabalho foi de Assessoria total, Consultoria e Cerimonial do dia. 

Tudo, exatamente tudo desse casamento foi analisado e orientado por mim.

Esse jovem casal me surpreendeu demais pelo carinho dedicado, pela total aceitação diante das minhas orientações, aprovação diante de tudo indicado e apresentado.

Estive presente em cada visita e o contrato só era firmado com a aprovação deles.

Os trajes dos padrinhos, pais, noivo, mães e noiva foram orientados por mim.

Acompanhei as Mães, o Noivo e a Noiva no Copacabana Palace quando eu presenteei o casal com um terço em cristal já abençoado e ela me respondeu: "Eu entrarei na Igreja com esse terço".

Fiquei muito emocionada.

Obrigada por todo carinho recebido por esse lindo casal, pela confiança depositada em meu trabalho e por ter a honra de estar com vocês nesse momento tão especial.

Obrigada a querida família: Regina Aguiar, Sonia Rossi Patricia VillaçaAllan Aguiar, pai Evaldo, pai Paulo e Renan Aguiar.




terça-feira, 23 de abril de 2013


SEU ESTILO, SUA IMAGEM



Pensei muito sobre esse assunto e diante de algumas fotos resolvi escrever a respeito.

É mais uma conversa para os homens. Digo homens verdadeiramente elegantes.

Quando ouvi que a barba estava em alta já fiquei preocupada com o que aparecerá por aí. 

Imagino muitos profetas pelo caminho e muitas barbas ralas e estranhas se colocando como tendências. Que medo!!! 

Agora vamos falar sobre os ternos ou sobre os costumes (terno é com o colete e costume é sem o colete).

Atualmente os valores $ dos ternos estão ao alcance de todos, claro que não serão de alta costura e nem com um corte italiano, mas com certeza serão melhores que aquele terno que está fora do seu manequim, repuxando no ombro, mangas curtas e explodindo na cintura, tão estranho quanto Eduardo VII, quando resolveu lançar o último botão aberto por causa do seu peso elevado e todos o acompanharam achando que era a grande moda do século. Que dó!

A sua imagem é importante demais, lembre-se disso, principalmente quando você ocupa uma posição de respeito no mercado, na empresa ou na mídia. 

Repense seriamente e reveja o seu armário.

Nada melhor que ter um pretinho básico no armário, desde que esteja dentro do seu manequim e faça apenas elegantes composições com as camisas e com belas gravatas que parecem jóias.

Quando fizer essa opção não pegue aquele sapato caramelo que estava guardando em seu armário desde 2005 quando tudo era lindo com ele, isso não era verdade, enganaram você, nem aquela meia branca que ficava linda com o terno, também era mentira, ela ficava horrível, principalmente quando você sentava e ela aparecia, você era mais uma vítima de uma tendência sem noção. 

Coloque aquele lindo sapato preto, com um par de meias pretas e um cinto preto. 

Pronto! Agora ficarei aguardando para ver novas fotos e ficar feliz com a sua Imagem e com o seu Estilo.

Não acredite em tendências, elas são perigosas. 

Fica a dica.

Beijos

3 Fotos perfeitas e o deselegante Eduardo VII (4ª foto)

Fatima Ziegler

Professora de Boas Maneiras

21 - 2234.2943 / 87263276






PALESTRA EM GOIÂNIA

Fatima Ziegler foi convidada pela empresa BR Eventos para fazer uma Palestra em Goiânia, no dia 17 de abril de 2013, às 19:30h, no lindo auditório do Hotel Mercure.

Foram momentos especiais demais, tudo muito bem organizado pelos empresários Ricardo Souza e Beatriz Godoy.

Contamos com a presença de profissionais de diversos segmentos do mundo de Eventos Sociais.

A Palestra aconteceu com muito sucesso durante duas horas de gratificantes assuntos e interessantes perguntas da plateia.

Agradecemos todo o carinho recebido e informamos que muito em breve estaremos em Goiânia com interessantes Cursos e novas Palestras.








terça-feira, 16 de abril de 2013

PALESTRA EM GOIÂNIA

Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não... 

Quero seguir em frente e vencer cada momento da minha vida sempre feliz, com garra e curtindo cada amanhecer e agradecendo a cada anoitecer por mais um dia de vivência.

É tão importante conhecer pessoas com histórias incríveis, locais especiais e profissionais com qualidades e costumes diferentes.

Isso é viver, é acreditar no talento de todos e reconhecer que tudo é possível. 

Identificar qualidades nas pessoas é tão difícil nos tempos atuais, quando todos estão apenas preocupados em identificar defeitos e aproveitá-los para transformá-los em grandes notícias...

Viver o momento é bom demais e melhor ainda é quando você está fazendo o que ama e está transmitindo o que acredita que é o correto. 

Nesse momento o que eu posso falar é: Goiânia aí vou eu!!!!

terça-feira, 9 de abril de 2013

ETIQUETA EMPRESARIAL - BOAS MANEIRAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Quando um Executivo se encontra perdido no mundo empresarial e a sua liderança começa a ser questionada, ele fica sem saber em que ponto falhou. 

Qual será a razão para essa insegurança? 

O Poder ou a falta do Poder? 

Quem sabe é a falta de preparo adequado para exercer essa função. 

Todos se acham capazes, mas na hora certa deparam com mil informações desconhecidas. 

Um dos maiores defeitos do Profissional é julgar e o pior é julgar sem ter conhecimento sobre o assunto.

Fica a dica!!!




domingo, 7 de abril de 2013

A ELEGÂNCIA DE UMA MULHER

Uma foto elegante, de uma elegante mulher, com erros no uso indevido dos acessórios calçando luvas.






ENTREVISTA DE FATIMA ZIEGLER PARA A REVISTA NOIVAS DE PASSERELLE

Casamento é, talvez, o evento social mais importante na vida das pessoas que optam por esse compromisso e por ser uma ocasião especial, os preparativos são organizados com muito carinho e cautela, para que tudo saia como o esperado.

Todos os casais desejam que a festa de casamento seja um sucesso e que os convidados possam guardar apenas boas lembranças desse dia memorável. 

No entanto, organizar uma cerimônia de casamento na igreja e na recepção não é uma tarefa fácil e dá muito trabalho.

É por isso que a maioria dos casais prefere contar com a experiência de organizadores profissionais e contratam uma Assessoria de Casamento para cuidar de todos os detalhes desse grandioso evento.

Fatima Ziegler

Cerimonial Social

Diretora da Câmara Nacional de Cerimonial Social

21 - 2234.2943 / 87263276
ETIQUETA E POSTURA NÃO É UMA QUESTÃO DE BOM SENSO, É UM DEVER DE TODOS

Feliz demais ao acordar e ler uma matéria no jornal sobre a importância da Etiqueta e da Postura nos tempos atuais.

Infelizmente, acho que esse assunto não é uma TENDÊNCIA é um assunto obrigatório para todos e não apenas para os tempos atuais. 

Ser elegante, saber se comportar, saber estar e saber marcar uma presença positiva em qualquer situação é um dever de todos. 

Saber chegar, ficar e sair feliz e sóbrio é uma dica para o ser humano. 

O que parecia tão engraçado, atualmente se tornou uma preocupação intensa para aqueles que convidam com muito amor aquele amigo, mas com a preocupação com relação as suas atitudes naquela ocasião. 

Aquela frase: Etiqueta é uma questão de bom senso, está ultrapassada.

O Comportamento Social e Empresarial é um dever de todos, porque o bom senso está em falta em tudo que vemos e que vivemos. 

O mais preocupante são aqueles que se acham bem lapidados no assunto e quando você cumprimenta depara com a falta de conhecimentos básicos. 

Como diz a matéria do New York Times: Ter boas maneiras, afinal, exige esforço.


quarta-feira, 3 de abril de 2013


COMPROMISSO DE AMOR

Sempre achei interessante falar o que o coração diz naquele momento e não repetir o que o Celebrante fica falando ao microfone. 

É estranho demais ver o Celebrante pedindo: "Repete comigo: Eu Joaquim te recebo Maria como minha esposa.....". 

Isso é tão frio e impessoal, além de ser estranho demais.

Compreendo que nesse momento a emoção bloqueia a palavra desejada, porém uma frase do tipo "Vou te amar por toda a minha vida" é emocionante demais. 



A CERIMONIALISTA

Noivinhas: 

Marcou o seu casamento e agora irá deparar com mil informações que você nem imaginava.

Não hesite em procurar uma Cerimonialista para que você receba todo o apoio e tranquilidade que você merece para curtir o seu grande dia.