FOTÓGRAFOS E CINEGRAFISTAS
Compreendam.
Entendam.
Respeitem e
Conheçam a importância de um trabalho em equipe.
Reconheçam que não somos donos do evento.
Somos contratados para prestar SERVIÇOS.
Existe um Maestro do Evento e existem os músicos, no seu caso, você fará parte da orquestra com um instrumento importantíssimo nas mãos, mas jamais estará na posição de Maestro.
Sendo assim, vamos ficar atentos aos segmentos do evento para que a orquestra não desafine.
Ministrando cursos pelo Brasil, eu ouvi muitos relatos dos alunos falando sobre os serviços que são prestados em Casamentos, e como é o trabalho de alguns profissionais.
Posso garantir que o trabalho dos fotógrafos foi o que mais me chamou a atenção, com um peso negativo e desrespeitoso.
Deixando claro que não estou generalizando os profissionais da arte que tanto encantam a todos nós, mas dando um toque especial nas atitudes que não combinam com o Protocolo, com as Boas Maneiras e tão pouco com a Ética.
Conversando com os alunos, fui informada que, em diversas regiões do nosso país, os fotógrafos dão ordens nos eventos.
Eles são os donos do pedaço.
Eles pegam os Noivos na saída do cortejo, vão com eles para algum local e ficam 02 (DUAS) horas fotografando.
Alguns levam para lugares da cidade e outros levam até para dentro do próprio estúdio.
Fico imaginando o quanto deve ser “interessante” para o Noivos ficarem DUAS horas a mercê de fotografias que poderiam ser tiradas após o Casamento.
Já no caso de outros profissionais da mesma área, pedem que o Cerimonial não se meta no trabalho deles para que eles possam informar o momento de cortar o bolo, servir o jantar e jogar o buquê.
Achei tudo isso surreal.
Posso até afirmar que eu achei abusivo demais.
Certamente que compreendo que o mercado está cheio de jovens novatas Cerimonialistas, que nem sabem fazer um cortejo, mas acho que o respeito deve acontecer entre todas as equipes, afinal trabalhamos em harmonia profissional.
Aconteceu comigo uma única vez em minha carreira. Uma equipe de fotografia (grosseira demais), ao chegar ao local da recepção, exatamente quando íamos para o lugar das fotos dos Noivos padrinhos, pais e crianças, falou agressivamente: “Agora pode deixar que eu farei meu serviço”.
Apenas respondi: “Sim, o Senhor pode ficar à vontade”. Quando eu estava para me retirar, ainda disseram: “Pode me ajudar a reunir os padrinhos e as crianças” e eu respondi de imediato: “Esse é o seu trabalho, portanto faça o senhor agora”.
Vejam como um deslize pode causar um transtorno.
Vocês já sabem, mas não custa lembrar: Não temos que sentar à mesa com os convidados, não devemos pegar alimentos no meio do salão e nem beber bebidas alcoólicas em horário de trabalho, e, se não se importarem, manter um traje elegante e adequado para o estilo do evento.
Fatima Ziegler
Professora de Cerimonial Social
Professora de Etiqueta e Postura
Nenhum comentário:
Postar um comentário