MATÉRIAS

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SOBRE OS BOTÕES DO PALETÓ


Sobre os botões do Paletó

TEXTO DE Alamar Régis Carvalho

Analista de Sistemas, Escritor, ator, profissional de televisão.

Eu já escrevi sobre este assunto, há muito tempo, todavia acho interessante voltar a falar sobre ele, por algumas razões que acho relevantes: A primeira delas é o surgimento de um número considerável de novos leitores, no decorrer destes anos, desde quando escrevi da outra vez, a outra é porque acho que há necessidade de repensarmos alguns modelos de comportamentos que a sociedade adota, pautados na evolução de fachada, na humildade teatralizada, no sofisma e, para ser bem mais claro, na frescura mesmo. E haja hipocrisia.

Vivemos uma época de modismos descartáveis, aliás, as modas sempre são descartáveis, porque as utilizamos hoje e, de repente, deixa de ser moda e nos vemos obrigados a adotar as novas que surgem. 

Eu não consigo ser eu mesmo, porque me vejo na necessidade de ser fantoche da sociedade, obrigando-me a vestir-me conforme todo mundo veste, a comportar-me conforme todo mundo quer que eu me comporte e a também falar da forma como todo mundo está falando. 

Recentemente eu cheguei a um auditório, onde faria uma palestra para uma plateia de umas oitocentas pessoas, mais ou menos, quando um conhecido, amigo do meu anfitrião, veio correndo em minha direção, com um certo nervosismo e com muito cuidado, falou baixinho ao meu ouvido: 

- "Desabotoe o terceiro botão do seu paletó. Estão todos três abotoados".

- "Uai, mas por quê eu tenho que desabotoar o terceiro botão?" 

- "Ora, mas você não sabe? Não se abotoa todos os botões dos paletós. Um TEM que ficar desabotoado." 

- "Não se preocupe não. Não tem problema, deixa abotoado mesmo". 

- "Não fica bem, tem muitas pessoas da sociedade daqui da nossa cidade, na plateia, para ver a sua palestra, e, de repente". 

Ele ficou muito preocupado e, inconformado, foi até o meu anfitrião, que era o organizador do evento e começou a cochichar no ouvido dele, tudo indica tratando do mesmo assunto, posto que ambos falavam olhando para mim, mais especificamente para os botões do meu paletó. 

Se o paletó tiver dois botões, um tem que ficar desabotoado. Se tiver três, abotoa-se dois e deixa um. Afinal de contas, quem foi que inventou essa moda tão besta? 

Só sei que fiz a palestra, com os três botões abotoados, fui até aplaudido de pé e várias pessoas da tal sociedade local vieram me cumprimentar, tirar fotografias e aquelas coisas que normalmente as pessoas fazem. 

Tenho a impressão que o meu terceiro botão do paletó, abotoado, não incomodou ninguém, porque nas fotografias, certamente, todos apareceram devidamente e oficialmente abotoados. 

A grande realidade é que as pessoas adotam certos modismos, submetem-se a eles sem se darem ao trabalho de avaliá-los, analisá-los e discernirem sobre as suas utilidades ou não. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário