MATÉRIAS

domingo, 12 de maio de 2013

A ELEGÂNCIA E O CHARME CHAMAM A ATENÇÃO DE TODOS

A elegância que faz bem aos olhos.

Máxima, nascida em Buenos Aires e a primeira argentina a ser rainha em um país europeu, usou um vestido longo azul, bordado, sob um casaco longo também azul. 

A Holanda tem um homem no comando da Monarquia Willem Alexander ao lado de sua linda esposa Máxima rainha consorte.




quarta-feira, 8 de maio de 2013

CONVENÇÃO DOS CERIMONIALISTAS E MESTRES DE CERIMÔNIAS DO BRASIL



No dia 01 de Maio de 2013, realizou-se em Brasília a Convenção dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil Ano III e que mais uma vez foi um verdadeiro sucesso, sempre muito bem elaborada, bem programada e bem projetada pelo Professor Marcelo Pinheiro, no belíssimo auditório do Teatro Brasil 21 Cultural.

Fomos surpreendidos com uma emocionante abertura saudando todas as delegações com as respectivas músicas de cada Estado, sendo o Pará, Fortaleza, Porto Alegre e Tocantins representados por um número expressivo de pessoas. 

Um show a parte.






A abertura foi de Marcelo Pinheiro seguida pelo Ministro Chefe do Cerimonial da Presidência da República Renato Mosca.


Tive o privilégio de tirar a minha primeira foto ao lado do meu Mestre.


O Mestre de Cerimônias Oficial da Convenção é Carlos Brant sempre nos proporcionando um belo tom com sua firme e primorosa voz.


As queridas Cerimonialistas de São Paulo, abraçaram o projeto e amaram a Convenção.


Histórias incríveis contadas pelo Mestre de Cerimônias da Presidência da República desde o Governo Figueiredo Lademir Filippin.


Foi um sucesso, as palestras foram fantásticas e muito bem escolhidas e apresentadas com talento. 

Parabéns a todos pela harmonia do evento.


terça-feira, 7 de maio de 2013

A VITÓRIA DE UM PROFISSIONAL

A importância de:

SER 

SABER 

QUERER 

VENCER 

VIVER 

e ao lado de tudo isso, conseguir manter a sua serenidade e simplicidade sem se anular. 

Talvez muitos acham que não é fácil ou quem sabe até acham impossível. 

Penso bem diferente, acho que é fácil SIM, basta seguir a mesma linha de trabalho, tomando o cuidado com a sua imagem, tendo respeito com os demais profissionais e amigos e usar as palavras corretas sem magoar. 

Não existe sucesso sem uma equipe, seja ela profissional ou familiar, os parceiros lá estarão ao seu lado.

Não viva no topo, suba diariamente até ele. 

Bom dia amigos, já estava com saudades...



terça-feira, 30 de abril de 2013



CRÔNICA SOBRE PROFISSIONAIS DE EVENTOS


Fiquei muito feliz com essa crônica e recomendo que vocês leiam, é interessante demais.


Profissão: Festeiro



Hoje pensando em qual assunto abordaria para o Blog Zel Humor, fui pesquisar! 


Ao invés de entrar no Google para iniciar minha pesquisa, fui direto ao Facebook é claro!


Dei umas olhadas nos posts de amigos e me chamou a atenção o da minha amiga Fatima Ziegler, uma super cerimonialista, requisitadíssima e com um currículo invejável de trabalhos incríveis.


Fatima se mostrou assustada com a FÁBRICA DE CERIMONIALISTAS que se produziu num exército de pessoas que se dizem profissionais no ramo, cobram abaixo do valor de mercado e na hora de arregaçarem as mangas e desempenharem um bom trabalho, travam, engessam, trabalham mal e isso com muita sorte quando não somem com os 50% de sinal deixando os sonhos dos noivos dentro de um kinder ovo ou seja, toda a recepção será uma surpresa e infelizmente a classe de cerimonialistas levará respingos que não é de champagne.


Esse fato no mercado de festas e eventos tem se tornado rotineiro, pessoas dormem dentistas (somente um exemplo não menosprezando a profissão) e acordam, decoradoras, cerimonialistas, banqueteiras, fotógrafas e às vezes nesse kit casamento do terror ainda coroam as atividades com uma CASA DE FESTAS, que muitas vezes era uma moradia que com jeitinho foi transformada e improvisada como tal, sem infraestrutura alguma para necessidades mínimas como rampas e acessos para deficientes e ar condicionado.



E os decoradores? Aspirantes equivocados sem o mínimo de bom gosto, cultura, postura, conhecimento e muitos ainda se metem a ter buffet.


Com a moda do quadradinho de 8, sou do tempo de cada um no seu quadrado. 


Desconfie do profissional que oferece tudo, pois oferecer CONTATOS de outros profissionais para o cliente fazer orçamentos para sua festa é uma coisa, agora oferecer a REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS de toda a festa...isso pode ficar caro.


Conheço profissionais (PROFISSIONAIS????) que estão se enrolando com isso de pegar várias coisas pra fazer ao mesmo tempo numa área que desconhecem e acabam não dando conta, quando não pegam 3,4,5 festas num dia e só conseguem finalizar a duras penas...2 festas.


Aí me pergunto: essa noiva fechou com esse mau profissional mas foi por indicação de alguém ou pelo preço muito abaixo do mercado nessas RODADAS de redes sociais? 


A noiva teve orientação de um CERIMONIALISTA?

Foi feito um contrato?


Minha revolta, da Fatima e de vários profissionais que se manifestaram no post do Facebook é que nós estudamos, sempre nos reciclamos, somos profissionais a vários anos no mercado, registrados, com empresas abertas, pagando os encargos e funcionários e aparece uma pessoa que se acha jeitosa, cobra BARATINHO, e no final dá uma dor de cabeça aos noivos de whisky falsificado e ainda somos chamados pra consertar o DESserviço.


Como amamos o que fazemos, muitas vezes se estivermos disponíveis vamos, ou damos uma consultoria Express por telefone. 


Mas consertar serviço errado, garanto que para os noivos é pior, fica 2 vezes mais caro, pois pagou o profissional genérico e depois teve que recorreu ao profissional.


Fatima Ziegler só tenho uma coisa pra te dizer: estamos no mesmo Titanic, abra seus braços na proa do navio, sinta a brisa do mar, ouça a música da Celine Dion, me chama de Jack pois te chamarei de Rose e te garanto que nós vamos nos salvar desse desastroso naufrágio, afinal trabalhamos muito pra termos nosso lugarzinho no navio...quer dizer AO SOL !!!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A NOIVA DENTRO DO RITUAL

Quando ministrei o Curso de Assessoria e Cerimonial Social, um item que muito questionaram foi sobre a diferença de Consultoria, Assessoria, Produção do Eventos e Cerimonial do dia. 

Eu explico item por item, menciono valores e as diferenças de cada trabalho oferecido.

A surpresa é sempre a mesma quando os profissionais se dão conta que estão fazendo tudo sem se dar conta da diferença entre eles, sem ter compreendido anteriormente que existem as separações na qualidade dos serviços oferecidos. 

Nesse casamento eu comecei com 14 meses de antecedência, fiz contato com eles e foi AMOR a primeira vista e o meu trabalho foi de Assessoria total, Consultoria e Cerimonial do dia. 

Tudo, exatamente tudo desse casamento foi analisado e orientado por mim.

Esse jovem casal me surpreendeu demais pelo carinho dedicado, pela total aceitação diante das minhas orientações, aprovação diante de tudo indicado e apresentado.

Estive presente em cada visita e o contrato só era firmado com a aprovação deles.

Os trajes dos padrinhos, pais, noivo, mães e noiva foram orientados por mim.

Acompanhei as Mães, o Noivo e a Noiva no Copacabana Palace quando eu presenteei o casal com um terço em cristal já abençoado e ela me respondeu: "Eu entrarei na Igreja com esse terço".

Fiquei muito emocionada.

Obrigada por todo carinho recebido por esse lindo casal, pela confiança depositada em meu trabalho e por ter a honra de estar com vocês nesse momento tão especial.

Obrigada a querida família: Regina Aguiar, Sonia Rossi Patricia VillaçaAllan Aguiar, pai Evaldo, pai Paulo e Renan Aguiar.




terça-feira, 23 de abril de 2013


SEU ESTILO, SUA IMAGEM



Pensei muito sobre esse assunto e diante de algumas fotos resolvi escrever a respeito.

É mais uma conversa para os homens. Digo homens verdadeiramente elegantes.

Quando ouvi que a barba estava em alta já fiquei preocupada com o que aparecerá por aí. 

Imagino muitos profetas pelo caminho e muitas barbas ralas e estranhas se colocando como tendências. Que medo!!! 

Agora vamos falar sobre os ternos ou sobre os costumes (terno é com o colete e costume é sem o colete).

Atualmente os valores $ dos ternos estão ao alcance de todos, claro que não serão de alta costura e nem com um corte italiano, mas com certeza serão melhores que aquele terno que está fora do seu manequim, repuxando no ombro, mangas curtas e explodindo na cintura, tão estranho quanto Eduardo VII, quando resolveu lançar o último botão aberto por causa do seu peso elevado e todos o acompanharam achando que era a grande moda do século. Que dó!

A sua imagem é importante demais, lembre-se disso, principalmente quando você ocupa uma posição de respeito no mercado, na empresa ou na mídia. 

Repense seriamente e reveja o seu armário.

Nada melhor que ter um pretinho básico no armário, desde que esteja dentro do seu manequim e faça apenas elegantes composições com as camisas e com belas gravatas que parecem jóias.

Quando fizer essa opção não pegue aquele sapato caramelo que estava guardando em seu armário desde 2005 quando tudo era lindo com ele, isso não era verdade, enganaram você, nem aquela meia branca que ficava linda com o terno, também era mentira, ela ficava horrível, principalmente quando você sentava e ela aparecia, você era mais uma vítima de uma tendência sem noção. 

Coloque aquele lindo sapato preto, com um par de meias pretas e um cinto preto. 

Pronto! Agora ficarei aguardando para ver novas fotos e ficar feliz com a sua Imagem e com o seu Estilo.

Não acredite em tendências, elas são perigosas. 

Fica a dica.

Beijos

3 Fotos perfeitas e o deselegante Eduardo VII (4ª foto)

Fatima Ziegler

Professora de Boas Maneiras

21 - 2234.2943 / 87263276






PALESTRA EM GOIÂNIA

Fatima Ziegler foi convidada pela empresa BR Eventos para fazer uma Palestra em Goiânia, no dia 17 de abril de 2013, às 19:30h, no lindo auditório do Hotel Mercure.

Foram momentos especiais demais, tudo muito bem organizado pelos empresários Ricardo Souza e Beatriz Godoy.

Contamos com a presença de profissionais de diversos segmentos do mundo de Eventos Sociais.

A Palestra aconteceu com muito sucesso durante duas horas de gratificantes assuntos e interessantes perguntas da plateia.

Agradecemos todo o carinho recebido e informamos que muito em breve estaremos em Goiânia com interessantes Cursos e novas Palestras.








terça-feira, 16 de abril de 2013

PALESTRA EM GOIÂNIA

Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não... 

Quero seguir em frente e vencer cada momento da minha vida sempre feliz, com garra e curtindo cada amanhecer e agradecendo a cada anoitecer por mais um dia de vivência.

É tão importante conhecer pessoas com histórias incríveis, locais especiais e profissionais com qualidades e costumes diferentes.

Isso é viver, é acreditar no talento de todos e reconhecer que tudo é possível. 

Identificar qualidades nas pessoas é tão difícil nos tempos atuais, quando todos estão apenas preocupados em identificar defeitos e aproveitá-los para transformá-los em grandes notícias...

Viver o momento é bom demais e melhor ainda é quando você está fazendo o que ama e está transmitindo o que acredita que é o correto. 

Nesse momento o que eu posso falar é: Goiânia aí vou eu!!!!

terça-feira, 9 de abril de 2013

ETIQUETA EMPRESARIAL - BOAS MANEIRAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Quando um Executivo se encontra perdido no mundo empresarial e a sua liderança começa a ser questionada, ele fica sem saber em que ponto falhou. 

Qual será a razão para essa insegurança? 

O Poder ou a falta do Poder? 

Quem sabe é a falta de preparo adequado para exercer essa função. 

Todos se acham capazes, mas na hora certa deparam com mil informações desconhecidas. 

Um dos maiores defeitos do Profissional é julgar e o pior é julgar sem ter conhecimento sobre o assunto.

Fica a dica!!!




domingo, 7 de abril de 2013

A ELEGÂNCIA DE UMA MULHER

Uma foto elegante, de uma elegante mulher, com erros no uso indevido dos acessórios calçando luvas.






ENTREVISTA DE FATIMA ZIEGLER PARA A REVISTA NOIVAS DE PASSERELLE

Casamento é, talvez, o evento social mais importante na vida das pessoas que optam por esse compromisso e por ser uma ocasião especial, os preparativos são organizados com muito carinho e cautela, para que tudo saia como o esperado.

Todos os casais desejam que a festa de casamento seja um sucesso e que os convidados possam guardar apenas boas lembranças desse dia memorável. 

No entanto, organizar uma cerimônia de casamento na igreja e na recepção não é uma tarefa fácil e dá muito trabalho.

É por isso que a maioria dos casais prefere contar com a experiência de organizadores profissionais e contratam uma Assessoria de Casamento para cuidar de todos os detalhes desse grandioso evento.

Fatima Ziegler

Cerimonial Social

Diretora da Câmara Nacional de Cerimonial Social

21 - 2234.2943 / 87263276
ETIQUETA E POSTURA NÃO É UMA QUESTÃO DE BOM SENSO, É UM DEVER DE TODOS

Feliz demais ao acordar e ler uma matéria no jornal sobre a importância da Etiqueta e da Postura nos tempos atuais.

Infelizmente, acho que esse assunto não é uma TENDÊNCIA é um assunto obrigatório para todos e não apenas para os tempos atuais. 

Ser elegante, saber se comportar, saber estar e saber marcar uma presença positiva em qualquer situação é um dever de todos. 

Saber chegar, ficar e sair feliz e sóbrio é uma dica para o ser humano. 

O que parecia tão engraçado, atualmente se tornou uma preocupação intensa para aqueles que convidam com muito amor aquele amigo, mas com a preocupação com relação as suas atitudes naquela ocasião. 

Aquela frase: Etiqueta é uma questão de bom senso, está ultrapassada.

O Comportamento Social e Empresarial é um dever de todos, porque o bom senso está em falta em tudo que vemos e que vivemos. 

O mais preocupante são aqueles que se acham bem lapidados no assunto e quando você cumprimenta depara com a falta de conhecimentos básicos. 

Como diz a matéria do New York Times: Ter boas maneiras, afinal, exige esforço.


quarta-feira, 3 de abril de 2013


COMPROMISSO DE AMOR

Sempre achei interessante falar o que o coração diz naquele momento e não repetir o que o Celebrante fica falando ao microfone. 

É estranho demais ver o Celebrante pedindo: "Repete comigo: Eu Joaquim te recebo Maria como minha esposa.....". 

Isso é tão frio e impessoal, além de ser estranho demais.

Compreendo que nesse momento a emoção bloqueia a palavra desejada, porém uma frase do tipo "Vou te amar por toda a minha vida" é emocionante demais. 



A CERIMONIALISTA

Noivinhas: 

Marcou o seu casamento e agora irá deparar com mil informações que você nem imaginava.

Não hesite em procurar uma Cerimonialista para que você receba todo o apoio e tranquilidade que você merece para curtir o seu grande dia.



domingo, 31 de março de 2013


CARTEIRAS E ESTILOS

Em meus cursos eu explico as formas corretas de caminhar com a carteira e as dicas para fotografar escondendo algum detalhe do corpo que você não deseja acentuar do tipo: o braço, a barriga, o quadril ou o busto...




CARTEIRA PARA CASAMENTO

Aquela correntinha que acompanha a carteira deverá ser ignorada em Casamentos. 

Na minha opinião deve ser ignorada em qualquer ocasião.

Retire com cuidado ou coloque para dentro da carteira. 

Não use jamais pendurada no ombro.

Não é elegante.


sábado, 30 de março de 2013


USO DA CARTEIRA EM CASAMENTO

Eu recebo muitas perguntas por e-mail e in box.

A pergunta que teve o maior número de pessoas em dúvida foi essa:

"Mães e Madrinhas devem usar carteiras".

SIM !!! Todas as mães e madrinhas deverão usar carteiras. 

A carteira é a elegância da mulher.

É o complemento do traje. 

Mantém um equilíbrio no caminhar e no corpo. 

Já uma mulher sem nada na mão terá a possibilidade de segurar o vestido, o que não é correto e tão pouco elegante.

A carteira não precisará ser da mesma cor do sapato ou da sandália.

Não consigo compreender como lojas conceituadas no mercado informam que esse é um acessório que não se usa mais.

Como assim? Adoraria saber qual a fonte segura para essa informação. 

Espero ter colaborado para esclarecer esse assunto. 

Fica a dica!!!




quinta-feira, 28 de março de 2013


HOMENAGEM DA CERIMONIALISTA CRISTINA QUADRINI DE CURITIBA PARA A CERIMONIALISTA FATIMA ZIEGLER DO RIO DE JANEIRO


Queridos que estão lendo este post agora, na terceira semana de março , 18 e 19/3 fui até São Paulo para participar do Curso de Assessoria de Eventos e Cerimonial com a querida e competente Fatima Ziegler.

Ela é ótima! Vou dizer que é a melhor que já conheci !

Nossa turma foi especial. Conheci pessoas únicas.

Sou cerimonialista em Curitiba e todo ano faço cursos especiais na minha área, vou onde for preciso para obter as melhores informações sobre o que é certo e o que é errado em eventos e sobre tendências do mercado.

Acredito que os clientes estão cada vez mais exigentes e querem o melhor. 

Quem trabalha nesta área, tem que estudar todos os dias, ler, fazer cursos, pesquisar e ter a humildade de não se impor como o dono da verdade e sim sugeri-las.

Este carinho com a Fatima vem de longe.

Há algum tempo eu estava trabalhando em um evento e um cerimonialista do casamento posterior ao meu ( até conhecido ) veio até mim e falou que eu estava fazendo o cortejo diferente do que ele diz ser o ” correto” ! 

Eu me mantive firme, como faço sempre, respondi o porquê faço daquela forma (porque sou educada, pois ele não merecia resposta alguma! ) enfim eu não me abalei. Segui em frente!

Mas é claro que eu fui pesquisar o correto depois… e ai entra a Fatima.

Ela não me conhecia e eu enviei um e-mail e a foto com a pergunta sobre o acontecido , ela me respondeu na sequência que estava corretíssimo, inclusive é assim que ela faz! 

Tive a grata satisfação de descobrir que o modo que eu trabalho é similar ao dela.

Foi como se nos conhecêssemos há muito tempo, imaginem a minha felicidade ao saber que é recíproco. 

Veja abaixo uma das mensagem que trocamos …


Você é tudo isso e muito mais, te conheci agora e mesmo antes disso , você nunca me pareceu arrogante ou similar…

Você é uma referência para todos nós, sempre disponível! 

Obrigada! bjus


Começamos a falar pelo Facebook tem muito tempo e sempre fomos presentes em tudo que comentávamos. 

Tive a surpresa de encontrá-la em meu curso em SP, você que veio de Curitiba para o Curso e quando a vi entrando a sensação que eu senti foi de conhecê-la de uma longa data.

A nossa afinidade foi imediata. 

Bom demais. Beijos






VÉU DA NOIVA

A Noiva fez a opção de cobrir o rosto (sem ser um casamento judaico). 

E agora quem é que deverá retirar o véu: o Noivo ou o Pai da noiva quando entregá-la? 

O que eu reparo é que muitas vezes esse movimento fica confuso demais...



AH!! VOU CASAR

E agora? 

Não consigo saber se essa luva sairá no momento das alianças ou não será necessário.

O que eu faço? 

Qual a forma correta de descalçar as mãos?

E seu ficar nervosa? 

Contrate uma CERIMONIALISTA de verdade.

Uma profissional que saberá explicar o que fazer com essas luvas e com todos os momentos que surgirão em sua cerimônia religiosa.



CERIMONIALISTA

Vou Casar e desejo que tudo seja lindo, maravilhoso e perfeito. 

Contrate uma Cerimonialista...

Desejo chegar no dia do casamento e encontrar tudo como sempre sonhei e poder curtir a festa sem me preocupar com nada... 

Contrate uma Cerimonialista... 

Devo usar mantilha curta ou longa? Posso usar brilho? e o traje do meu noivo? 

Contrate uma Cerimonialista...



quinta-feira, 21 de março de 2013

O HOMEM ELEGANTE

O Presidente dos Estados Unidos e demais autoridades, poderiam ficar mais elegantes se fechassem o último botão do paletó, mas, infelizmente, um equívoco herdado pelo Rei Eduardo VII causa esse desastre nas fotos e na elegância masculina.

É um horror!!! 

Assim como o ato de apontar (deselegante) poderia ser substituído pela palma da mão. 

Parabenizo Lázaro Ramos pela elegância sem retoques.

Perfeito!!! 

É claro que o fato de estar com os braços cruzados foi apenas para fazer um tipo para as fotos. 

Um homem elegante sabe levar um traje corretamente sem apelos (como na quarta foto).

Lindo traje.






quarta-feira, 20 de março de 2013


ÉTICA PARA CERIMONIALISTAS


Vamos falar sobre a ÉTICA para Cerimonialistas?

É importante que você crie uma equipe com o seu perfil de trabalho.

Contrate recepcionistas com as caraterísticas que você ache mais interessante para a sua empresa, dê treinamentos, coloque lindos uniformes e explique sobre Boas Maneiras, porém, para que você explique sobre esse assunto, você primeiramente deverá entender sobre ele.

Ter BOAS MANEIRAS é essencial.

Não é elegante ficar em porta de Salão de Festas, tentando contratar as recepcionistas de outras empresas.

Essa mensagem é para você que esteve ontem no Clube Paissandú.

Fique atenta, depois passarei a segunda aula para você.

Fatima Ziegler

Professora de Boas Maneiras

21 - 22342943 / 87263276