A MULHER DO VESTIDO COLORIDO
O que é ser consumista?
É o ato de comprar aquilo que não precisa ou comprar de forma exagerada.
Lindo saber o que significa e desastroso não aprender que se trata de um distúrbio.
É sentir o perfume de roupa nova que aumenta a sua autoestima levando-a rapidamente e cegamente em direção da aquisição.
Os perfumes das lojas já foram estudados para aumentar o seu processo doentio. Eles atrelam a memória ao nosso sentimento, inclusive o olfato é o sentido mais poderoso em nossa memória.
Que chato isso!
Segurar as bolsas das marcas mais sofisticadas e muitas vezes, nem tão sofisticadas assim, mas com aquele cheirinho de novo e com a certeza de que será sua.
É desejar sem precisar.
É querer sem poder.
É saber que não está ao seu alcance, mas consegue subir em um banco e pegá-la em suas mãos, a partir daí pronto, tudo a levará ao aniquilamento.
O que fala mais alto é o consumismo.
O que toca em você é o poder de ter o que não é necessário.
Encontra uma loja cheia e pensa: “Que legal vou entrar, com certeza tem coisas interessantes para comprar”.
E quando chega ao ponto de abrir o armário e, absurdamente, ver que aquele vestido já havia comprado, isso sim, é o alto índice da doença do consumo.
Os bonecos-manequins da vitrine conversam com você dizendo que deve levar o produto, pois tem cinco ou dez cartões de crédito, e nada fará a diferença usando qualquer um, e se for necessário, você tem talões de cheques e poderá usá-los como pré-datados.
Tenha a certeza de que o vendedor fará a melhor maneira para prolongar a sua dívida levando os cheques até o ano seguinte.
Eles estão corretos, precisam vender e bater as suas metas, mas você é doente pelo consumo descabido.
Precisa de tratamento.
Mas é um sonho comprar e sentir aquele perfume das lojas, cada fragrância diferente e deliciosa, é o cheiro do quero mais, e em suas mãos lá se vão novamente detalhes assombrosos de uma nova compra que somará as demais.
Ao abrir o armário, você depara com cinco pares de sapatos iguais, porque você tem medo que eles acabem e nunca mais poderá comprar aquela mistura de cores (preto e branco).
Jamais concorda que isso é uma doença, sabe que é apenas um prazer descomunal.
Abre o armário e pergunta: Qual desses vestidos usarei hoje?
É tortuoso responder que o correto seria: Qualquer um, todos são lindos, novos e coloridos.
É algo tão doentio que ao chegar a pandemia, você descobre que os sites vendem tudo aquilo que você não precisa e ainda entrega em sua residência.
Sou uma excelente profissional.
O meu trabalho é sempre perfeito, pois sou exigente demais em tudo que faço e descobri que sou uma Oneomania é o nome dado para o vício em compras. E sim, trata-se de uma doença do consumo compulsivo. O problema causa euforia e necessidade de comprar.
E agora que você está parada desde janeiro de 2020?
Agora você não tem trabalho.
Agora você não ganha dinheiro.
O que fazer com as dívidas?
Arrume um tratamento urgente.
Fatima Ziegler
Professora de Moda e Protocolo
Nenhum comentário:
Postar um comentário