PROTOCOLO - REGULAMENTO MILITAR
Continência, é a saudação Militar e uma das maneiras de manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares, subordinados e símbolos, como a bandeira nacional, por exemplo.
A origem dessa saudação militar nos leva de volta à Idade Média, quando a continência era usada como um símbolo de respeito para com os reis. ... Nessa saudação, os guerreiros faziam uma reverência ao rei, erguendo com a ponta dos dedos da mão direita a viseira do elmo que fazia parte da armadura medieval.
Ela deve ser feita em pé, com a movimentação da mão direita até a cabeça, com a palma da mão para baixo, e pode ser individual ou da tropa.
A saudação militar conhecida como “bater continência” ou "prestar continência" surgiu na Idade Média: era um sinal de respeito na presença dos soberanos.
Diante do rei, os cavaleiros, que se protegiam com enormes armaduras, eram obrigados a se identificar.
Eles levantavam a parte que cobria os olhos e daí foi começando a ser usual a Continência.
Todos os cavaleiros que se cumprimentavam tinham que levantar a armadura do rosto para saber que não eram inimigos, foi quando veio o cumprimento através da continência.
Existe a teoria romântica da criação da continência que teria surgido por um ato de um Oficial da Marinha que, diante de uma Rainha, levou a mão aos olhos e disse: "A beleza de Vossa Majestade ofusca as minhas vistas".
Como a Rainha gostou tanto do gesto, obrigou a todos a repetirem o Ritual diante da sua presença.
A partir de então todos os subordinados passariam a fazê-lo diante dos Superiores.
O nosso futuro Presidente da República - Capitão Jair Bolsonaro, coloca-se em posição de igualdade, o que o leva a fazer continência em certas ocasiões.
Sem problemas algum.
Imagino que o Protocolo mudará após a sua posse.
21 - 987263276 / 2204.3276
Consultora de Protocolo
Consultora e Professora de Boas Maneiras
Protocolo Militar
Cerimonial Militar Social e Corporativo
#JairBolsonaro
#FlavioBolsonaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário