O RESPEITO É SOBERANO
Até ontem, ele era apenas um colega de trabalho.
Mas bastou receber uma pequena promoção para que o poder lhe subisse à cabeça.
Mesmo não sendo seu chefe, ele passa a lhe pedir tarefas que não são de sua obrigação, começa a te tratar com arrogância e não perde uma oportunidade de vangloriar-se de seu novo status.
Esse comportamento é conhecido como a "síndrome do pequeno poder".
"Isso acontece com alguém que perde a razão e passa a agir como um imperador, ultrapassando os limites da autoridade".
E esse poder nem sempre é real.
É o caso do funcionário que está no cargo hierárquico mais baixo da empresa, mas abusa de estagiários ou colegas recém-contratados.
"É um desvio de comportamento. A pessoa não tem poder nenhum, mas ao fantasiar ter, age como se tivesse e acaba puxando o próprio tapete, pois mostra que é inadequada para ocupar um cargo de liderança".
Tudo isso não acontece apenas nas grandes Empresas, acontece também com os profissionais de eventos que "se acham" poderosos e começam a tratar com arrogância os demais profissionais e até ficam postando comentários indevidos nas redes sociais.
Os comentários devem ser analisados e as duas partes têm o direito de serem ouvidas. Não existe razão apenas de um lado, e é justamente o lado que fala demais o que não tem razão alguma.
Repensem antes de postar críticas em aberto.
Sou da época que tudo era conversado apenas entre os envolvidos diretamente no assunto, e ficava esclarecido.
Isso está ultrapassado?
Lamento muito, porque era mais elegante, correto e não haviam intrigas.
Hoje vivemos em um mundo em que alguns profissionais são: poderosos, soberbos, demagogos, inteligentes demais, sabem fazer de tudo, julgam ao extremo, conseguem estar em mil locais ao mesmo tempo, falam demais (além do necessário), criticam sem conhecer o assunto, enfim, os que trabalham silenciosamente chegarão aos seus objetivos felizes e realizados.
Tenham cautela e repensem em suas atitudes.
Professora de Protocolo, Etiqueta e Postura.
Professora de Cerimonial Social.
21 - 22342943 / 987263276
Nenhum comentário:
Postar um comentário