MATÉRIAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2017


CARTILHA DO CERIMONIALISTA

• Não perguntem quanto $$ o cliente tem para gastar. Essa pergunta é imensamente deselegante. Aguarde que ele se manifeste quanto ao assunto;

 Através do local do evento e da cerimônia você saberá o poder aquisitivo do cliente;

• Ouça mais e fale menos na primeira reunião;

• Nem sempre aquele traje preto que você tem no armário, poderá ser considerado “uniforme”. É adequado que todos estejam com o mesmo traje – daí vem o nome uniforme “que tem a mesma forma e a mesma aparência”;

• Infelizmente isso não tem acontecido. Quando resolvem tirar foto da equipe, é uma loucura o excesso de informações desencontradas. Um quadro desconexo chega a ser estranho demais: uma pessoa com vestido brilhoso, outra com vestido de alça, outra com vestido com mangas, um com terno cinza claro em evento a noite, e assim segue o grupo desencontrado;

• O lenço nos trajes femininos acaba chamando demais a atenção para o excesso de informações, quando não deveria ser dessa forma. Pior ainda quando combinam com a gravata do rapaz da equipe;

• Não há necessidade de usar acessórios para chamar a atenção pontuando que são profissionais. Tenham a certeza que o convidado saberá exatamente quem você é;

• Analisem sobre a importância de investir em sua empresa com material personalizado como: uniformes, crachá, treinamentos, cartões de visita altamente profissional sem muitas informações de cores, tudo isso é importante demais e faz a diferença;

• Todo o cuidado é pouco com a sua linguagem corporal e verbal. Ao abordar os seus clientes e os convidados do evento, esqueçam a intimidade evitando; amor, flor, querida, amigão, fofa, meu chapa, camarada, noivinha, “fror”, entre outros títulos inadequados;

• Procurem não misturar intimidade com profissionalismo;
• Bebida alcoólica não é bem-vinda no horário do evento, como também o uso do celular;

• Pontualidade é fundamental. Aquelas desculpas sobre o trânsito, o tio que faleceu e o pneu que furou já está ultrapassado, é coisa do passado, e no mundo dos negócios é um desastre;

• Usem mais a razão e menos a emoção;
• ÉTICA – é o que você pode, mas não deve;
• Não ligue para o profissional se passando por cliente para procurar saber os valores, isso não é bonito;

• Saiba que tudo é comentado no mercado de eventos;

• Não pergunte ao cliente os valores dos profissionais para fazer um valor menor, apenas para fechar o contrato. O cliente até poderá fechar, mas saberá que você não é confiável;

• Não tente exercer a função de cerimonalista, ela é baseada em protocolos;

• Não faça casamentos Militares sem conhecer as regras. Não é fácil. Existem muitas regras e o Noivo contará da sua orientação;

• Pague sempre os serviços prestados pela sua equipe no dia do evento;

• Não use o dinheiro de um evento para fazer outro evento, achando que fechará outros contratos, isso poderá não acontecer;

• Respeite sempre todas as equipes que estarão envolvidas no evento;

• Evite selfie no horário do trabalho;

• Não atrapalhe os fotógrafos e os cinegrafistas. Os Noivos desejarão as fotos e você aparecerá em todas;

• Não critique o que você desconhece;

• Aprenda que o menos é muito mais elegante.

Fátima Ziegler Ziegler Dore
Professora de Cerimonial Social.
Professora de Protocolo Etiqueta e Postura.
#amooqueeufaçofatimaziegler
#casamentosfatimaziegler

 21 - 22342943 / 987263276


Nenhum comentário:

Postar um comentário