MATÉRIAS

quinta-feira, 9 de julho de 2015

A HISTÓRIA DOS BOTÕES DO PALETÓ

QUE TANTA DÚVIDA DEIXA NOS HOMENS

  A HUMANIDADE CAMINHA 

E A MODERNIDADE ESTAGNOU


Antes de começar a escrever e antes de você começar a ler, venho ressaltar que “essa é a minha opinião”.


Após tanta polêmica sobre esse assunto e diversos questionamentos diante da minha colocação, eu resolvi escrever e fazer com que compreendam a minha visão quanto a isso, tratando-se de uma moda lógica e moderna.

A importância do túnel do tempo é incrível, e quem sabe essa viagem ao passado conseguirá, finalmente, resgatar o erro do último botão do paletó ter ficado aberto apenas para que o Primeiro Monarca Britânico Eduardo VII pudesse respirar.

Não era moda, era necessidade.

Quem diria que uma necessidade respiratória viraria moda até os tempos atuais, e causaria polêmica.

Mostrando um pouco da história:

EDUARDO VII

Ele era considerado mundialmente como árbitro da moda masculina.

Tornou moda o uso do tweed (chapéu de feltro e paletó Norfolk), popularizando também o uso de gravatas pretas com smokings, em vez de casaca e caudas.

Ele foi pioneiro em prender as calças de lado a lado em preferência aos vincos frontais e traseiros que agora são normais, e acredita-se que também introduziu as camisas de gola alta.

A tradição dos homens não abotoarem o último botão de seu paletó vem do Príncipe de Gales, Eduardo VII, que deixava o seu paletó desabotoado por causa de sua grande circunferência.

Sua cintura media 122 cm pouco antes de sua coroação.

País em crise, paletó apertado.

Estamos falando sobre Eduardo VII na época de 1867.

Em 2015, estamos falando sobre a opinião de Fatima Ziegler, brasileira, Cerimonialista e Professora e Consultora de Etiqueta e Postura, com a intenção de resgatar um costume masculino com um formato mais elegante e uma bossa contemporânea.

Concordo que deve ser mais confortável andar com o último botão aberto, porém não é elegante quando a ponta da gravata fica bailando na altura dessa abertura.

A minha opinião não irá de encontro com a sua opinião e nem precisará virar debate esse artigo.

Eu compreendo plenamente tudo que se fala sobre um, dois ou três botões, porém não concordo.

Jamais fui contra a afirmação masculina a respeito do último botão ficar aberto. 

O que eu jamais consegui foi uma resposta para essa situação. 

Quando pergunto: por que o último botão tem que ficar aberto? Ouço sempre: não sei, mas tem que ficar aberto.

Se o correto é ficar aberto, por que tem botão e casa?

Não seria mais lógico que tivesse apenas uma abertura?

Não fica mais elegante ficar de pé e caminhar com todos os botões fechados e ao sentar-se abrir todos os botões?

EM MINHA OPINIÃO: sim.

Peço que “não colem matérias” falando sobre esse assunto.

Já fiz todas as pesquisas possíveis sobre isso e nada conseguiu alterar a tendência lógica que foi criada em meu pensamento e em meu coração.

É uma visão diferente de milhões de pessoas.

Os militares usam as fardas com três botões e todos são fechados.

Por que será? Por ser uniforme? Mas não é uma regra masculina?

Ó, dúvida cruel !

Finalizando esse assunto e continuando dentro da minha opinião:

O homem fica mais elegante usando o paletó totalmente fechado estando de pé ou caminhando.

Ao sentar-se abrirá todos os botões do paletó.

Em pé : Manter todos os botões fechados

Sentado : Manter todos os botões abertos.

Opinião Pessoal e Oficial de Fatima Ziegler
Consultora e Professora de Etiqueta e Postura

‪#‎protocolo‬
‪#‎cerimonialfatimaziegler‬
‪#‎casamentosfatimaziegler‬

Desejando Compartilhar fique a vontade, sem retirar a autoria de Fatima Ziegler Etiqueta Boas Maneiras

21 - 22342943 / 987263276

A elegância do Paletó Fechado estando de pé



A deselegância de um homem com a ponta
 da gravata aparecendo


A falta de informação em não abrir os botões ao sentar-se.
Não queira achar que isso é "elegante".



A constante ponta da gravata aparecendo.
Muito deselegante.



A forma correta (minha opinião) de um homem elegante usar um terno ou costume. 
Estando caminhando ou de pé, com todos os botões fechados


Nenhum comentário:

Postar um comentário